Administração

  • Objetivos

    Nascer, crescer, estudar e trabalhar não é uma seqüência linear para a maioria dos brasileiros. Se assim fosse, não teríamos tantos jovens na expectativa do primeiro emprego, nem tantos adultos à procura de um outro emprego; nem aumento de violência por causa da escassez de emprego, nem pobreza por causa da exploração no emprego, nem políticos se elegendo por causa de belos discursos (só discursos) inspirados na temática do emprego.

    Trabalho do ponto de vista do patrão e do empregado são a mesma coisa? Desemprego é questão apenas de governo? Qualificação profissional depende só do indivíduo? Trabalho apenas como meio de sobrevivência ou de acumulação de riqueza satisfaz o cidadão?

    Esses questionamentos nos despertam para uma reflexão mais abrangente acerca da sociedade na qual eles são engendrados. E inevitavelmente nos reportam a outras formas de organização econômica e social para, quem sabe, encontrarmos respostas a questões aparentemente insolúveis na nossa sociedade.

    Essa é a tarefa e também a nossa proposta no Departamento de Administração da Faculdade de Educação de Colorado do Oeste. Queremos juntos, professor e alunos, questionar, investigar, analisar, sugerir e, acima de tudo, nos comprometer com uma formação profissional baseada no respeito ao ser humano e no compromisso social que todo cidadão deve, por princípio, desenvolver.

    Os objetivos do Curso de Administração são:

    • Estimular a criação da cultura e do desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
    • Formar administradores aptos à inserção no setor profissional e para a participação no desenvolvimento da sociedade;
    • Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, além da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem com o meio em que vive;
    • Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações e de outras formas e meios de comunicação;
    • Integrar os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração, promovendo um permanente aperfeiçoamento cultural e profissional;
    • Estimular a compreensão dos problemas do mundo atual, em particular, regionais e nacionais;
    • Prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com ela uma relação de reciprocidade;
    • Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e dos benefícios resultantes da produção cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na Instituição;
    • Conjugar a teoria à prática na Administração do curso;
    • Executar a parte prática através de mecanismos vários de participação e de integração dos alunos;
    • Tornar o diplomado pessoa dotada de conhecimentos próprios, consciente e integrado ao mundo em que vive;
    • Conferir ao diplomado a necessária destreza para os embates da vida profissional, lançando mão de recursos e de estratégias pedagógicas que atendam a este objetivo;
    • Realizar trabalhos procedidos de orientação direcionada para o debate de questões contemporâneas de interesse social, cercados de estudos, pesquisas e meditações, de forma a poderem, a par do preenchimento da finalidade precípua, vir a se constituir em contribuições reais de jovens bacharelados para o próprio aperfeiçoamento das instituições do país.
  • Perfil

    O curso de Administração promoverá a formação de:

    • Líderes ativos que estabelecem direções estratégicas apropriadas às organizações, para a tomada de decisões, os gestores devem conhecer a ciência da administração e as demais variáveis ligadas ao problema.
    • Administradores focados na criação de um ambiente de trabalho positivo, capazes de estabelecer as condições que encorajam o sucesso, o florescimento de talentos, e removam as causas de falhas nos seus funcionários.
    • Administradores focados nas condições facilitadoras de desempenho, fornecendo às pessoas oportunidades para atingir um desempenho satisfatório, assegurando-se de que elas possuam todos os recursos necessários para executar as tarefas com sucesso. Esses recursos devem estar disponíveis na qualidade e na quantidade, no local e no momento em que deles se precisar. Do mesmo modo, uma das tarefas mais importantes do administrador moderno é remover os obstáculos que impedem o desempenho eficaz do funcionário.
    • Administradores capacitados para o incentivo em se atingir um alto desempenho. Os administradores devem identificar os fatores que motivam as pessoas e construí-los no ambiente de trabalho.
    • Profissionais que sejam, ao mesmo tempo, especialistas e generalistas. Especialistas, como autoridades numa área específica de conhecimento, exigindo habilidades específicas que auxiliem a difundir valores concretos e identificáveis para as empresas e seus mercados. Generalistas, no conhecimento de diversas disciplinas (administrativas ou técnicas), podendo trabalhar com diferentes perspectivas.
    • Profissionais autoconfiantes, que assumam total responsabilidade sobre si mesmos, sobre as próprias ações e sobre a própria carreira.

    As características da mente são vitais, podendo e devendo ser desenvolvidas nos cursos de administração. Para isso, é importante o aprimoramento das seguintes características nos alunos:

    • Capacidade de Comunicação Interpessoal – uso da comunicação escrita e oral para desempenhar as funções de Administrador;
    • Capacidade de Atuar em Equipes – conduzir e atuar em equipes mutidiciplinares, entender as relações interpessoais, desenvolver a criatividade e iniciativa;
    • Competência Contextual – capacidade de compreender o ambiente em que se está inserido e tomar as decisões cabíveis, com formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;
    • Sensibilidade Ética – conhecimento e aplicação dos princípios norteadores da ética profissional, responsabilidade social, justiça e de desenvolvimento sustentável;
    • Capacidade de Adaptação – capacidade de antecipação e de adaptação às mudanças ambientais competência para empreender, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações;
    • Atualização Contínua – o administrador deve manter-se constantemente atualizado, procurando novas formas de atuação para as organizações;
    • Criação de uma Vida Acadêmica Ativa – o aluno deve ter vontade de participar das atividades escolares;
    • Desenvolvimento de Competências Conceituais – desenvolver competências técnicas para resolver os problemas profissionais;
    • Desenvolvimento da Capacidade de Integração – criação da capacidade de integrar teoria e prática dentro de um ambiente organizacional;
    • Capacidade Analítica – desenvolver a capacidade de analisar e interpretar cenários internos e externos, com o raciocínio lógico e analítico para assumir riscos calculados, com visão sistêmica e estratégica.

    Espera-se formar profissionais administradores que tenham capacidade de interferir na realidade empresarial, atuando de forma inovadora, flexível e dinamicamente relacionada com as pessoas que os cercam, promovendo o desenvolvimento e o aprimoramento empresarial através da criação de novas formas de trabalho e raciocinando de forma crítica e analítica para melhorar a qualidade de vida e transformar os recursos disponíveis em oportunidades para o alcance dos objetivos.

  • Grade Curricular

    • Administração de Custos e Controladoria
    • Administração de Empresas Agro-Industriais
    • Administração da Produção
    • Administração de Finanças
    • Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
    • Administração de Sistemas de Informação
    • Administração Estratégica
    • Contabilidade Gerencial
    • Contabilidade
    • Direito
    • Economia Brasileira
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Ensino de Libras
    • Estatística
    • Ética Empresarial
    • Filosofia
    • Gestão de Custos
    • Gestão de Negócios
    • Gestão de Pessoas
    • Gestão de Qualidade
    • Informática
    • Legislação Social
    • Legislação Tributária
    • Língua Portuguesa
    • Marketing
    • Matemática Financeira
    • Matemática
    • Métodos e Técnicas de Pesquisa
    • Organização, Sistemas e Métodos
    • Psicologia
    • Simulação Empresarial
    • Sociologia
    • Teorias da Administração
    • Tópicos Especiais em Administração
    RESUMO

    CARGA HORÁRIA DO CURSO: 2460h/a
    PRÁTICA PROFISSIONAL: 300h/a
    ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 300h/a
    CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 3060h/a

  • Fundamentação Legal

    Documento: Portaria SESu

    Nº. Documento: 996 de 29/11/2006

    Data de publicação: 01/12/2006

    Nº. Parecer/Despacho: 1.900/2006 SESu