Instituição

Centro de Ensino Superior de Colorado D’Oeste – CESUC, mantenedor da Faculdade de Educação de Colorado do Oeste, é uma entidade educacional criada no dia 16 de junho de 1993, quando foi juridicamente constituída como sociedade civil sem fins lucrativos e dependência administrativa particular, e em regular funcionamento, que tem por objeto social atividade educacional diversificada de nível superior.

CESUC, pessoa jurídica de direito privado, tem sede e foro na cidade de Colorado do Oeste, Estado de Rondônia. Seu Estatuto foi registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas da Comarca de Colorado do Oeste, sob n.º 2543, às fls. 30 do livro A-1, registro nº 076 do livro A, em 27 de janeiro de 1994.  Está em regular funcionamento e, inscrita nos cadastros fiscais e parafiscais correspondentes à sua natureza jurídica, mantém regularidade fiscal e parafiscal, estando em dia com os recolhimentos e obrigações, conforme certidões arquivadas na divisão de contabilidade.

Os atuais dirigentes da Mantenedora e da Mantida são profissionais de destaque no cenário sócio-cultural da região de Colorado do Oeste e do País. Com atuação marcante no setor educacional, empenham-se no sentido de consolidar os projetos da instituição, tanto o pedagógico, quanto o desenvolvimentista, com a devida qualidade e avanço científico e ético.

Faculdade de Educação de Colorado do Oeste – FAEC,mantida pelo Centro de ensino Superior de Colorado D’Oeste – CESUC, foi credenciada com a autorização de seu primeiro curso, Pedagogia, através da Portaria Ministerial nº 227, de 06 de março de 1998.

Curso de Pedagogia, Licenciatura Plena, foi instalado com o objetivo de formar professores com Habilitações em Pré-Escolar e Ensino das Séries Iniciais (1ª a 4ª) do Ensino Fundamental, bem como em Administração e Supervisão Escolar do Ensino Fundamental e Médio. O Curso de Pedagogia foi reconhecido pela Portaria Ministerial nº 809, de 22 de Março de 2002, devendo, nos termos dessa portaria, as licenciaturas para o magistério passarem para a égide do Curso Normal Superior.

A Faculdade apresentou novo projeto pedagógico solicitando a autorização do curso Normal Superior com as Habilitações Licenciatura para os anos Iniciais do Ensino Fundamental e Licenciatura para a Educação Infantil que fora Autorizado pela Portaria Ministerial nº 3.515 de 26 de novembro de 2003, D.O.U. de 28 de novembro de 2003.

No ano de 2000, a Faculdade de Educação de Colorado do Oeste expandiu suas atividades com a autorização, pelaPortaria Ministerial nº 733, de 26 de maio de 2000, do Curso de Letras, Licenciatura Plena, com Habilitações em Língua Portuguesa e respectivas literaturas, Língua Portuguesa/Inglesa e Respectivas Literaturas, Língua Portuguesa/Espanhola e Respectivas Literaturas. O Curso de Letras iniciou sua primeira turma em agosto de 2000, objetivando formar profissionais para suprir o mercado de trabalho nessa área e oportunizar um elevado conhecimento aos seus acadêmicos, num esforço de integração cultural e educacional com as comunidades da região. A Faculdade de Educação de Colorado do Oeste solicitou o reconhecimento do curso através do Sistema de Acompanhamento de Processos de Instituições de Ensino Superior – SAPIENS/MEC, instituído por meio da Portaria Ministerial n° 323, de 31 de janeiro de 2002.

Curso de Letras com as Habilitações em Língua Portuguesa/Inglesa e Respectivas Literatura, foi Reconhecidoatravés da Portaria Ministerial nr 2.792 de 6 de Setembro de 2004, D.O.U. Nº 175 de 10 de setembro de 2004.

Nos termos constantes do Parágrafo 2º da Portaria Ministerial Nº809/2002, a Instituição, para adequar-se à legislação vigente, também adotou os procedimentos necessários à criação do Instituto Superior de Educação – ISE, como unidade acadêmica da Faculdade. A ele estão vinculados os cursos de formação de professores – Licenciatura para a Educação Infantil e Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, como habilitações do Curso Normal Superior, e Licenciatura em Letras e respectivas habilitações.

No ano de 2005 a Faculdade de Educação de Colorado do Oeste encaminhou projeto para autorizar o funcionamento dom Curso de Administração. No ano de 2006 recebeu a comissão para verificar as condições de oferta do Curso que foi autorizado pelaPortaria Ministerial nº 996 de 29 de novembro de 2006 D.O.U. 01 de dezembro de 2006.

Com a edição da Resolução nº 1 de 15 de maio de 2006, pelo Ministério da Educação, solicitamos a transformação do Curso Normal Superior Habilitações: Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Licenciatura para a Educação Infantil para todas as turmas em andamento em Curso de Pedagogia Licenciatura que foi Autorizado através da Portaria Ministerial nº 357 de 23 de abril de 2007 D.O.U. 24 de abril de 2007.

Considerando que os estudos das primeiras turmas do Curso Normal Superior, em andamento desde 2004, são condizentes com as Diretrizes Curriculares do novo Curso de Pedagogia; que a referida Resolução autoriza imigração dos alunos em andamento no Curso Normal Superior para a Pedagogia, respeitando o interesse e direito destes, apresentamos neste projeto pedagógico a transposição dos estudos realizados e a realizar para integralizar o contido na proposta das Diretrizes Curriculares do novo Curso de Pedagogia. Apresentamos também as adequações de todas as atividades de estudos teóricos, práticos de pesquisa, monitoria e extensão estágios já realizados bem como proposta para os novos alunos, a partir do ano de 2007.

Em decorrência da Autorização de transformação do Curso Normal Superior em Curso de Pedagogia – Licenciatura a Faculdade pediu o Reconhecimento do Curso, que originou no Processo e-MEC nº 20076621. No mês de junho de 2008 a Faculdade recebeu a comissão de avaliação do Ministério da Educação e o Curso de Pedagogia – Licenciatura foi reconhecido através da Portaria SESu/MEC nº 398 de 24 de março de 2009, publicada no DOU nº 57, de 25 de março de2009.

Faculdade de Educação de Colorado do Oeste é regida pelo Regimento, pela legislação do ensino superior e pelo estatuto da Mantenedora.

Ressalta-se que o maior patrimônio da CESUC é o seu Projeto Acadêmico, sendo este também o projeto de vida de educadores comprometidos com o social que pretendem centrar a sua proposta de trabalho num projeto político pedagógico que tenha como referencial educação de qualidade para uma sociedade democrática e participativa.