Pedagogia

  • Objetivos

    As Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia aplicam-se à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

    O estudante de Pedagogia trabalhará com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, constextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.

    O Curso de Pedagogia da Faculdade tem como objetivo formar profissionais:

    • Com conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
    • Para desenvolver pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional;
    • Aptos a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
    • Para as atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:
    • Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;
    • Realizar um Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares e;
    • Promover a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

     

  • Perfil

    Conforme o Art. 5º da Resolução 1, de 15 de maio de 2006, o egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a:

    I – atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
    II – compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
    III – fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;IV – trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
    V – reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
    VI – ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
    VII – relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
    VIII – promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
    IX – identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
    X – demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
    XI – desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
    XII – participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
    XIII – participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
    XIV – realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
    XV – utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
    XVI – estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.
    XVII – No caso dos professores indígenas e de professores que venham a atuar em escolas indígenas, dada a particularidade das populações com que trabalham e das situações em que atuam, sem excluir o acima explicitado, deverão:
    a) promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena junto a quem atuam e os provenientes da sociedade majoritária;
    b) atuar como agentes interculturais, com vistas à valorização e o estudo de temas indígenas relevantes.
    XVIII – As mesmas determinações se aplicam à formação de professores para escolas de remanescentes de quilombos ou que se caracterizem por receber populações de etnias e culturas específicas.

  • Grade Curricular

    • Arte no Ensino Fundamental
    • Artes na Expressão Infantil
    • Atividades Complementares
    • Atividades de Pesquisa e Prática em Educação
    • Avaliação Educacional
    • Ciências Naturais no Ensino Fundamental
    • Ciências, Natureza e Sociedade na Educação Infantil
    • Competência Lógico-Matemática na Criança
    • Currículos e Programas
    • Didática
    • Educação Ambiental
    • Educação de Jovens e Adultos (EJA)
    • Estágio Supervisionado
    • Estatística Aplicada à Educação
    • Ética na Educação
    • Fundamentos da Educação Especial
    • Fundamentos e Metodologia da Alfabetização
    • Fundamentos Sociofilosóficos da Educação
    • Geografia no Ensino Fundamental
    • Gestão Administrativa e Pedagógica
    • História da Educação
    • História no Ensino Fundamental
    • Informática, Tecnologias e Ensino
    • Língua Portuguesa
    • Língua Portuguesa no Ensino Fundamental
    • Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil
    • Literatura Infantil
    • Lúdico na Educação Infantil
    • Matemática no Ensino Fundamental
    • Metodologia da Educação Infantil
    • Metodologia do Ensino Fundamental
    • Metodologia do Ensino de Libras
    • Pesquisa em Educação
    • Planejamento e Gestão Educacional
    • Política, Organização e Dinâmica da Escola
    • Psicologia da Educação
    • Recreação e Jogos (Educação Física)
    • Seminários de Estudos
    • Teorias da Educação
    • Tópicos de Educação
    RESUMO

    DISCIPLINAS: 2070h/a
    ATIVIDADES DE PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO: 400h/a
    SEMINÁRIOS DE ESTUDOS: 400h/a
    ESTÁGIO SUPERVISIONADO: 300h/a
    ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 100h/a
    TOTAL: 3270h/a

  • Fundamentação Legal

    Documento: Portaria MEC

    Nº. Documento: 3.515 de 26/11/2003*

    Data de publicação: 28/11/2003

    Nº. Parecer/Despacho: 1023/2003 SESu